Se identificar algum destes sinais no seu carro, procure alinhar a direção do veículo!




Existem termos, relacionados com a condução automóvel, que são transversais a condutores experientes e menos experientes. No topo dessa lista sem dúvida que está "alinhar a direção". O processo de alinhamento de direção consiste na operação efectuada após verificar e estabelecer o equilíbrio das rodas do veículo. Na Furopneu os alinhamentos são feitos através de um sistema avançado de tecnologia 3D, com capacidade de alinhamento para todos os veículos ligeiros, comerciais e Suv/4x4.

Uma vez que grande parte dos factores que "danificam" a direção do veículo estão associados a desgaste natural, é necessário verificar esta condição com regularidade. No leque de condicionantes que podem afetar a direção do veículo salientamos:


  • Carga excessiva, a deslocação do veículo com cargas excessivas, ou seja superiores ao recomendado pelo fabricante, obriga a que esta tenha de realizar um maior esforço nos eixos para garantir o "normal" funcionamento.
  • Desgaste e desequilíbrio entre pneus, este desequilíbrio faz com que durante a condução se sinta uma vibração no volante o que consequentemente pode levar a que a direção fique desalinhada.
  • Mau funcionamento do sistema de travagem, as irregularidades no sistema de travagem levam a uma descompensação nos eixos o que altera a harmonia da direção.

  • Impacto contra passeios ou obstáculos, estacionar o carro sobre obstáculos irregulares ou o impacto dos pneus contra passeios ao estacionar podem também fazer com que a direção fique desalinhada.

Se após ler o nosso artigo identificou algumas práticas que costuma realizar, venha visitar-nos. Possuímos uma Equipa especializada e pronta a servi-lo, gerida por Avelino Costa que trabalha no setor automóvel à mais de 20 anos!