Uma vez que existem diversos tipos de pneus, é fundamental perceber em que situação se deve utilizar cada um deles. Caso exista incompatibilidade, entre a categoria de pneu utilizada no veículo e o tipo de solo em que este desenvolve a marcha, podem existir diversos perigos para o condutor. Dentro dos perigos mais comuns desta incompatibilidade podemos destacar:



  • Tempo de resposta mais demorado quando o condutor tenta travar e imobilizar o veículo. Este acontecimento ocorre quando o pneu não consegue obter a aderência necessária para uma travagem segura, ou seja, como consequência desta incompatibilidade não é gerado atrito suficiente para travar o veículo.
  • No caso da condução ser realizada com condições climatéricas adversas, os pneus devem ter a profundidade adequada dos sulcos para expulsar o excess de água e evitar entrar em aquaplanagem.

Desta forma podemos considerar que os pneus se dividem em três grandes grupos:



PNEUS DE VERÃO


No que diz respeito à utilização deste tipo de pneus, estes podem ser utilizados no decorrer de todo o ano, desde que as condições climatéricas da sua zona geográfica assim o permitam. Se viajar em zonas caracterizadas por um clima frio, este tipo de pneus podem não ser os mais adequados uma vez que as condições do piso fazem decrescer drasticamente a performance do pneu em termos de aderência.



    PNEUS DE INVERNO


    A época ideal para a utilização de Pneus de Inverno é de Novembro a Março. Ao utilizar este tipo de pneus é muito importante ter em consideração o estado dos mesmos, uma vez que caso os pneus estejam gastos deixam de ser eficazes em situações de neve ou de muita chuva.



    PNEUS ALL YEAR

    Este tipo de pneu é considerado muitas vezes como um híbrido entre o pneu de verão e de inverno. Devido às suas características este pneu consegue adaptar-se às diferentes adversidades do piso e estilos de condução. Contudo, este tipo de pneus têm sempre uma menor aderência em comparação com as duas categorias anteriores.


    Se gostava de saber mais informações sobre as diferentes categorias de pneus, ou adquirir novos pneus para o seu veículo, pode visitar o nosso site em Furopneu ou contactar-nos através dos seguintes números: 21 231 40 95 / 91 381 04 15.